Brincadeiras para crianças de 3 a 6 anos!
Brincando a criança torna-se um ser criativo, responsável e trabalhador, assumindo outros papéis durante a brincadeira, desta forma estão agindo frente à realidade de maneira não-literal, transformando suas ações do cotidiano.A criança tem um jeito muito particular e especial de mostrar como pensa e sente do mundo que está a sua volta, e é por meio das brincadeiras que revelam suas condições de vida, anseios e desejos.
Enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva.
- Corporal: se faz por meio do contato físico com outras
pessoas e pela observação que faz das pessoas com que
convive. Desta forma ela aprende sobre o mundo e sobre si
mesma.
- Oral: é através da fala
- Escrita: através de seus desenhos e quando alfabetizada
pela própria escrita.
- Musical: através dos sons por ela produzidos ou
reproduzidos
- Plástica: através da sua arte, pinturas, gravuras, recortes,
Enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva.
- Corporal: se faz por meio do contato físico com outras
pessoas e pela observação que faz das pessoas com que
convive. Desta forma ela aprende sobre o mundo e sobre si
mesma.
- Oral: é através da fala
- Escrita: através de seus desenhos e quando alfabetizada
pela própria escrita.
- Musical: através dos sons por ela produzidos ou
reproduzidos
- Plástica: através da sua arte, pinturas, gravuras, recortes,
ALGUNS JOGOS E BRINCADEIRAS PEGAGÓGICOS
CAIXA SURPRESA:
Materiais Utilizados: Caixa de papelão com tampa, eva, cola,tesoura, papel, bexiga,
algodão, tampa de garrafa, lã, lixa, massa de modelar.
Objetivos do Jogo: O objetivo é trabalhar com a memória, percepção (tato),
seqüência, criatividade, escrita, oralidade, associação.
Idade para ser usado: A partir dos 7 anos ( alfabetização).
Regras: A criança irá pegar aleatoriamente 4 objetos da caixa( um de cada vez) sem
visualizar.Por meio do tato irá perceber o tamanho e textura dos objetos e aí sim
retira-los da caixa . A criança irá registrar, em seqüência, numa folha todos os
objetos que foram retirados da caixa e falar as características de cada objeto. Após o
registro formar uma frase para cada objeto.
Número de participantes: 1 ou mais.
Variação e Adaptação: Fazer um “Bingo das palavras”. As letras( ou palavras) são
retiradas aleatoriamente da caixa e “cantada” para a criança, que estará com
cartelas de palavras, marcando na cartela a palavra que inicie com a letra retirada da
caixa.
HISTÓRIA MALUCA:
Objetivo: desenvolver a criatividade, a linguagem oral e a leitura.
Desenvolvimento: colocar algumas palavras em uma caixa. Com alunos sentados
em círculos. A professora deve iniciar a história, sorteando uma palavra da caixa.
Em seguida, o aluno que está sentado a direita da professora, sorteará uma palavra,
lerá para o grupo e dará continuidade a história, inserindo a sua palavra sorteada.
BINGO DE PALAVRAS
Material: Cartela com palavras contextualizadas, como: nomes de pessoas, nomes
de animais, brinquedos, meios de transporte, frutas.
Como jogar: Cada participante recebe uma cartela do bingo com nomes
diversificados. Colocar em uma sacola cartões com as letras do alfabeto. Sortear
uma letra. Quem tiver, na cartela, a letra sorteada, poderá marcar (com tampinhas
ou outro material que quiser utilizar). Vence quem completar a cartela primeiro.
Variações: Podemos jogar, ao invés de palavras, com cores, números, figuras,
formas geométricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário